22/01/2010

COMEÇOU CEDO NÉ CORONEL MARINHO ???


Amigo torcedor...


A comissão de arbitragem da Federação Paulista de Futebol presidida pelo coronel Marcos Marinho ao que tudo indica, terá muito trabalho pela frente com determinados arbitros considerados top no campeonato Paulista esse ano.

Digo isso, baseado em "apenas" duas partidas que acompanhei no meio de semana, onde arbitros conhecidos no quadro e considerados melhores falharam e falharam feio na rodada.

Cleber Wellington Abade que apitou Corinthians x Bragantino no Pacaembu errou ao não dar sequência à um lance de ataque do Timão na chamada lei da vantagem, prejudicando o que podería ser um possível gol da equipe do Corinthians ( pediu desculpas inclusive ) e o pessoal do Bragantino saiu se queixando com ele por não ter observado um toque no braço dentro da área de Ronaldo ( que existiu mesmo ) e isso poderia ter beneficiado o time com um possível gol de empate caso convertesse a penalidade.

Abade saiu do Pacaembu sofrendo criticas de ambos os lados, mas... saiu tranquilo.

Ontem em Presidente Prudente, quem não saiu tranquilo e irá tomar um gancho e uma famosa " geladeira " por tempo indeterminado será Paulo Cesar de Oliveira que bisonhamente errou no que se pode chamar de lance primário em cobrança de penalidade à favor do Barueri.
Paulo Cesar foi duramente criticado por todos, inclusive por Marcos Marinho que preventivamente o afastou após a partida e irá levar o caso para ser discutido internamente na comissão de arbitragem, mas já deixou nas entrelinhas que irá puni-lo.

Claro que isso não muda o resultado da partida que terminou empatada em 2 gols, mas o Palmeiras se viu lesado no placar que acabou inclusive custando a liderança da competição, sem contar que la na frente os gols sofridos podem fazer a diferença no caso de uma futura classificação.

Acredito que nossos àrbitros estão muito mal preparados inclusive sendo blindados pela comissão que não os permite conceder entrevistas antes ou após as partidas e isso tem feito com que eles se sintam " protegidos " escondendo seus erros que não são poucos.

Não é só aqui em São Paulo que acontecem absurdos não !!!
É no Brasil inteiro, pois o que vimos no último Brasileirão, foi de arrepiar os cabelos assustando à todos com as más arbitragens que aconteceram ao longo da competição, onde acho que os chamados " homens de preto " decidiram o campeonato.

Voltando ao Paulistão 2010, a comissão de arbitragem e a Federação Paulista de Futebol tem que se mexer urgentemente e rever alguns arbitros que à muito não vem bem inclusive fisicamente e afastá-los não só temporariamente, mas dando chance à "novas " caras renovando assim seu quadro.

Aos clubes, segundo a Federação, resta apenas o lamento e a torcida por dias melhores para que não se sintam prejudicados pelos apitadores.

Enquanto isso... veremos as mesmas pessoas, errando como sempre e pagando muito pouco por seus erros... infelizmente.

Por isso fica aqui uma perguntinha ao presidente da comissão de arbitragem da F.P.F

COMEÇOU CEDO NÉ CORONEL MARINHO ???



Um grande abraço e até a próxima.



8 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente já estou acostumado a ser assaltado, e dá muita raiva, pois parece perseguição com meu time, o P.C. Oliveira além disso, validou um gol de mão de Adriano em 2008.
No campeonato brasileiro de 2009 foi uma vergonha, que ficou dificil não imaginar que os interesses pelos times cariocas não serem rebaixados prevaleceram.
E em países em que a arbitragem é profissionalizada também existem erros, pois todos são humanos, mas bem menos absurdos do que os erros de árbitros brasileiro.
Outro absurdo é a blindagem dos juízes, não podem se desculpar nem se explicar.
Quem sabe um dia isso não mude...

Redação disse...

e outra vez o palmeiras pagando o pato e sendo prejudicado na cara dura. já passou dos limites isso

Jú (diaba) disse...

A arbitragem passou dos limites faz tempo no Paulista e principalmente no Brasileiro! Temos como exemplo o grande Simon, né? Faz o que faz e continua apitando.
Agora, dizer que o é perseguição com o Palmeiras, ai é demais. TODOS os times saem prejudicados com essas arbitragens desastrosas, se teu time não foi prejudicado hoje, será amanhã.

Parabéns pelo texto, Marcello. ; )

Natalia disse...

TODOS os times já foram prejudicados de alguma forma por esses arbitros. O que entristece é que mesmo assim, não há uma reciclagem realmente efetiva para eles. Erros como os do Simone e do PC Oliveira não podem ser admitidos JAMAIS!!!

Abre o olho, Coronel!!!

Matheus T. Fagundes disse...

Tem uma coisa. Todos nós temos que ver que erram pra todos os lados. Ano passado o Palmeiras foi ajudado em muitos jogos também;
Não é que eu esteja indo contra o Palmeiras. Ontem foi ridículo.
Mas temos que ter consciência que os árbitros erram pra todos os lados.
E outra coisa. Não adianta punir não, porque depois de um tempo eles voltam e continuam errando. Ao meu ver, a solução seria as federações darem mais apoio aos árbitros.

www.twitter.com/mteixeiraf

Rodrigo Ramos disse...

A solução para esses problemas é a prifissionalização dos árbitros.

Hoje, um árbitro tem um emprego diferente durante a semana, e com isso não tem uma preparação adequada.

Esse quadro precisa ser mudado urgentemente. Um árbitro deve ser valorizado para que possa trabalhar SOMENTE com a arbitragem.

Apenas com a profissionalização é que os árbitros poderão se aprimorar e deixar de cometer erros infantis como os vistos na última rodada.

Tânia "Clorofila" disse...

Esse papo de que os árbitros erram prá todos os lados é verdade! Mas não falamos de erros e, sim, de roubos. ASSALTO AO APITO ARMADO!!
E sem essa que o Palmeiras foi muito ajudado ano passado. Tirando um lance equivocado de Cruzeiro x Palmeiras, que apontem um outro jogo onde o juiz tenha roubado para ajudar o Verdão.

A lista é enorme: Palmeiras, roubado contra o Galo, em Minas, contra o Goiás, em Goiás, contra os bambis no primeiro turno (penalti no Diego Souza), contra o ATL/PR, (gol de bicicleta de Obina), contra o Grêmio, no Palestra, contra o Fluminense (gol legítimo de Obina)... E esses, são apenas os que lembro agora...

No meu Blog tenho tudo documentado, inclusive com imagens. Nada é inventado, nem maluquice de torcedor.

O problema é que os árbitros não roubam apenas porque querem e, sim, porque devem estar prestando serviços. O mesmo que Márcio Resende de Freitas fez no Sveitão 2005 e depois se aposentou.

Ano passado o grande ladrão foi o Simon, e assim vamos nós...

Como a CBF já é um antro, tudo o que vem depois dela segue a mesma cartilha.

Bem vindos ao "País do Futebol" !!!

Abraço, Marcello.

Caio Falcão disse...

Acho que os arbitros brasileiros precisam de uma repaginada, são fracos tanto técnicamente quanto fisicamente... deveriamos seguir o exemplo de onde da certo, como por exemplo o campeonato ingles... me pergundo porque não mandar os arbitros fazerem workshop la, passar um tempo aprendendo direito como se faz a coisa certa?
infelizmente continuaremos a presenciar esses erros bizonhos por todo o ano! e torcendo para que não sejam o diferencial de uma campanha de qualquer time no campeonato...
O que me intristece é ver dirigentes reclamando só quando lhes convém, o Belluzzo ontem fez criticas, corretamente, mas quando o seu time foi favorecido na primeira rodada em pelo menos três lances ele não falou nada... ae eu me pergunto, porque não ser honesto sempre?

Valeu Marcello, um abraço!