20/05/2011

VAI COMEÇAR O BRASILEIRÃO 2011




Amigo torcedor...




Tem início amanhã o maior campeonato do pais e porque não dizer também o mais difícil do mundo tamanho é seu equilíbrio, onde qualquer prognóstico sempre será um exame de futurologia e pura especulação de quem possa ser o grande ou grandes favoritos dado o grau de dificuldades e alternâncias que a competição impõe ao longo de 38 exaustivas rodadas em turno e returno.

Até que se "ajeite" a competição com todos estando no mesmo patamar de disputa, haja visto que o Santos se encontra em meio à uma disputa super importante que pode conduzi-lo à final da Copa Santander Libertadores que em sendo campeão, irá levá-lo à disputa do mundial de clubes em dezembro próximo no Japão, o campeonato na verdade só começa a ganhar contornos de disputa acirrada mesmo praticamente em seu segundo turno como tem sido nos últimos anos e explico o porque.

Até que se feche as janelas para contratações no futebol europeu e aguardemos a abertura e encerramento de transferências também aqui no Brasil, nós sempre teremos dois tipos de competições em meio à qualquer disputa de brasileirão como acontece à muitos anos por aqui e isso provoca acirradas discussões entre todos os envolvidos seja desde o simples torcedor, até os incompetentes dos dirigentes que preferem assistir e discutir, mas não criar nenhum modelo de disputa que acabe de vez com essa "palhaçada" ( com todo respeito aos palhaços, verdadeiros astros que nos fazem rir ) unificando calendários daqui ao lá de fora, encerrando de vez com tal problema que tanto incomoda aos grandes clubes que ficam sem seus ídolos em meio à uma disputa de titulo como vive acontecendo todos os anos.

Se levarmos em conta que Santos ( Libertadores ) Vasco, Ceará, Avaí e Coritiba que estão brigando pela Copa do Brasil de onde sairá como campeão o primeiro representante do Brasil para a próxima disputa da Libertadores em 2012, juntamente com os demais clubes ainda se "ajustando" com novas contratações, iremos perceber que todo início de campeonato brasileiro é sempre a mesma coisa com os clubes desprezando pontos importantes que fatalmente farão falta la na frente e começa então a costumeira choradeira que estamos cansados de ver todos os anos.

Por exemplo amanhã, Santos e Internacional de Porto Alegre fazem um tremendo jogão na Vila Belmiro e claro que o Peixe entrará totalmente desfalcado de seus titulares que estão muito focados na Libertadores onde enfrentarão o Cerro Porteño do Paraguai quarta feira no Pacaembu, e evidentemente quer abrir vantagem para poder viajar tranquilamente já com a vaga praticamente assegurada e quem sabe ser um dos finalistas da competição mais importante e que lhe dará maior visibilidade mundial que um início de campeonato brasileiro.

Alheio à tudo isso e jogando fora de casa, o Inter virá para cima tentando a vitória abrindo 3 pontos de um sério concorrente e o que é melhor, aguardará o Peixe no segundo turno jogando em casa lá no Beira Rio, com grandes possibilidades quem sabe de faturar os 6 pontos que ambos lutarão até o fim da competição.

Não, não é nada ???? Pois bem, livrar 6 pontos numa competição como é o campeonato brasileiro é sim muita coisa e principalmente para quem está à frente na tabela brigando diretamente pelo titulo.
Quem dirá então quem estiver lutando para não ser rebaixado, como acontece todo final de competição onde a luta é intensa.

Quem não está envolvido nas disputas que citei acima, que abram bem os olhos e larguem forte na primeira rodada, evitando surpresas no futuro se é que almejam algo mais interessante futuramente pois esse promete ser um campeonato muito equilibrado e cada ponto disputado será de fundamental importância.

São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul sempre estão palmo a palmo brigando pelo titulo, mas esse ano Santa Catarina, Bahia, Ceará, Goiás e Paraná não querem fazer papel de coadjuvantes e prometem através de seus representantes, se não "atrapalhar"pelo menos dificultar a vida dos supostos "favoritos"como tem acontecido nos últimos anos, lembrando que o Rio de Janeiro tem levado a melhor nos anos de 2009 e 2010 com Flamengo e Fluminense respectivamente sendo os campeões das edições recentes, que inclusive causaram muitas polêmicas hora pelas más arbitragens, hora pelos supostos jogos de "entrega" que tanto se comentou desde o episódio Corinthians x Flamengo em Campinas em 2009 onde o Timão teria "favorecido" o Mengão, até o lamentável desfecho ano passado que envolveu Palmeiras e São Paulo que teriam "ajudado" o tricolor das laranjeiras a conquistar o caneco que tanto foi questionado.

Como sempre acontece todo ano, vai começar o campeonato da choradeira amanhã e que não tiver preparado suas caixas de lenços, terá entrado então no pelotão da " TROPA DE CHILIQUE " onde sempre o mais fraco... "PEDE PRA SAIR "








Grande abraço e até a próxima.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ter que tira 6 pontos é fácil difícil é tirar 11 pontos assim como o São Paulo fez contra o Grêmio (POA). Como você já citou eu reafirmo, só poderá ter um favorito aquele time que errar menos fora de casa. Michel Iunes