14/09/2012

ENQUANTO ISSO.....




Amigo Torcedor...




Se a semana termina com a tão aguardada notícia do desligamento de Felipão do comando técnico do Verdão após pedir demissão e deixar o cargo de treinador, o final de semana promete ser dos mais agitados dos últimos anos principalmente coma as atenções voltadas para o clássico de domingo no Pacaembu envolvendo Palmeiras x Corinthians.

De um lado um clube cujo o clima efervescente faz parte do seu cotidiano e que está no ápice de uma crise mesmo tendo conquistado um título importante como é a Copa do Brasil que lhe garantiu de forma antecipada a participação na próxima edição da Libertadores da América que hoje é o sonho de consumo de todo clube brasileiro e mesmo sem treinador não pode ser desprezado já que tem muita história no cenário do futebol tanto dentro quanto fora do pais e merece respeito pela sua tradição, e de outro o atual campeão brasileiro e que recentemente conquistou a América que era um titulo que não constava em seu currículo e quando veio, veio de forma incontestável e brilhante para alegria de seus mais de 30 milhões de apaixonados torcedores.

Apontar um favorito entre Palmeiras x Corinthians para domingo é fazer um exercício de futurologia mesmo com o Palmeiras atolado em crise como se encontra atualmente e com o Corinthians pensando em preparar o time ideal para o Mundial de clubes em dezembro no Japão.

O problema é que esse clássico disputado ao longo dos 95 anos e considerado o maior do Brasil por muitos  aponta um fantástico equilíbrio e a rivalidade vai além das 4 linhas onde o jogo é disputado.
O envolvimento passa de geração para geração que começou no longínquo 06 de maio de 1917 entre Espanhóis e Italianos e dura até hoje seja em qualquer torneio que ambos os clubes estejam envolvidos.

No total já foram disputados 340 jogos até aqui e para se ter uma ideia, o Verdão leva pequena vantagem em 121 confrontos contra 117 dos Alvi Negros, além de mais 102 empates.

No entanto, na chamada  " Casa do Povo " como é conhecido o Pacaembu onde o Corinthians manda a maioria de seus jogos, a vantagem lhe pertence sendo em 147 confrontos, vencedor em 58 oportunidades contra 46 do Palmeiras e outros 43 empates ocorridos até aqui.

Nesse domingo o mando é do Palmeiras que optou em deixar a Arena Barueri e resolveu aproximar-se do seu torcedor contando com seu apoio e espera-se que 35 mil apaixonados palmeirenses empurrem o time para uma vitória que poderá fazer com que dê uma sobrevida na competição.
Cabe aos corintianos e seus 2 mil fanáticos torcedores que se farão presentes ao estádio, assistirem a "Invasão" territorial e torcer para um tropeço do Alvi Verde que está com a corda no pescoço.

Palmeiras x Corinthians ou Corinthians x Palmeiras é sempre um capitulo á parte dentro de qualquer competição em que estejam envolvidos e jamais um deve subestimar o outro sempre havendo respeito.

A situação vivida pelo Palmeiras também já aconteceu com o Corinthians e a superação se fez presente justamente após uma vitória diante do arqui rival, que acabou impulsionando e alavancando o Timão o tirando de uma crisa que parecia não ter fim.

O respeito entre esses 2 gigantes do futebol brasileiro deve prevalecer sempre e tomara que não haja nada além das 4 linhas, com os torcedores se evitando ao máximo principalmente nas imediações do estádio, onde sempre ocorrem confrontos inclusive fatais como os já registrados nos últimos tempos.

De um lado O Campeão do Brasil, do outro o da Copa do Brasil.
Ambos campeões da Libertadores e que já conquistaram um titulo mundial inclusive no mesmo estádio ( Maracanã ) com o Palmeiras em 1951 e Corinthians em 2000

Não bastasse o equilíbrio que é latente dentro de campo, ambos são tão parecidos mas tão parecidos que até nos momentos mais difíceis se completam como co- irmãos.

A história irá se encarregar de contar mais um capítulo desse maravilhoso confronto, após 90 minutos de bola rolando domingo no Pacaembu e queiram ou não os demais torcedores dos outros clubes, esse clássico é muito mais atraente e mais charmoso que os outros por um simples fator que é o envolvimento de nações entre Espanhóis, Italianos e claro.... brasileiros e isso é simplesmente impagável.








Grande abraço e até a próxima.


Um comentário:

Anônimo disse...

Se ascender um "fostoro" o negócio explode. Michel Iunes @michel_iunes