18/10/2012

ISSO É MUITO SÉRIO !!!!



Amigo Torcedor...




Hoje quero tratar de um assunto muito sério que muito me incomoda até mesmo porque lida com uma situação intimamente ligada ao mundo do futebol, mas ao que tudo indica, ainda não mexe muito com a cabeça das pessoas quando o assunto é saúde dentro e fora das quatro linhas de um gramado.

Claro que isso já deu muito o que falar no passado até mesmo porque ocorreram fatos lamentáveis inclusive com pessoas sendo levadas á óbito, sem que um pronto atendimento médico estivesse totalmente preparado quando o assunto é qualquer evento esportivo envolvendo grande movimentação popular em eventos de pequeno, médio ou grande porte.

Vou me restringir ao futebol que é minha área específica até mesmo porque só cuido disso por conta da minha profissão de repórter e que tem me chamado muita atenção ultimamente nos estádios por onde cubro os grandes clubes de São Paulo viajando pelo Brasil todo, que é o Pronto Atendimento Médico com assistência de UTIs  Móveis em especial as ambulâncias em estádios.

Percebo que em todos os estádios por onde tenho passado, a necessidade e a obrigação por conta do Estatuto do Torcedor faz com que tenham Unidades Móveis nos locais onde estão sendo realizadas ou serão realizadas as partidas de futebol, mas nem todos estão devidamente preparados para atender á uma Emergência quando se faz necessário.

Ontem por exemplo na Vila Belmiro em Santos, jogavam Santos x Atlético Mineiro quando em determinado tempo da partida em seu primeiro tempo, o zagueiro Atleticano Rafael Marques se chocou com um companheiro e foi ao solo caindo desacordado e aí começou o desespero que parecia interminável passando pela cabeça de vários jogadores, um certo filme que até bem pouco tempo vitimou fatalmente o também zagueiro Serginho do São Caetano no Morumbi em jogo contra o São Paulo Futebol Clube.

Percebia-se visivelmente o desespero dos atletas em campo, a real necessidade de rápido atendimento médico e eis que que o médico do clube Mineiro solicita a presença da ambulância em campo e....  Começa o que ninguém poderia prever ( ou pelo menos não se preocupavam até então ) que era o impedimento da entrada do veículo para a retirada rápida do jogador e levá-lo imediatamente ao Hospital mais próximo tamanha era a gravidade do ocorrido.

E sabem o porque da não entrada da ambulância no gramado ?
Simplesmente porque havia um degrau alto que impedia a entrada do veículo e ninguém se atentou para esse detalhe que poderia custar a vida do jogador que levou cerca de 12 minutos para ser retirado e levado ás pressas ( ? ) á Santa Casa de Santos que fica menos de 1 km do estádio acreditem.

Tudo isso porque cuidam demais de coisas banais e se esquecem das mais necessárias quando o assunto se refere ao Estatuto do Torcedor que é totalmente ignorado pelas autoridades, que deveriam cuidar de coisas sérias em benefício de todos como é o caso específico de ontem e que quase custou uma vida.

Graças á Deus, Rafael Marques foi socorrido e ainda deu tempo de atendê-lo com sucesso apesar da demora para removê-lo do gramado, evitando assim mais uma tragédia no futebol brasileiro.

O zagueiro teve corte no supercílio e traumatismo craniano encefálico, mas está sob cuidados médicos e em breve terá alta, podendo assim voltar o mais rápido possível a exercer sua profissão.

Isso tudo porque estamos no pais que sediará a próxima Copa do Mundo e com certeza essas imagens de ontem correrão o planeta nos deixando um pouco mais envergonhados, tamanha é a desfaçatez daqueles que tratam determinados assuntos no chamado pais do futebol, como se soubessem de tudo quando na verdade mal sabem conduzir uma situação que é muito delicada e que pode comprometer seriamente o futuro de muitas pessoas quando o assunto é SEGURANÇA e BEM ESTAR

Quanto á Vila Belmiro, certamente a diretoria do Santos F.C soltará uma nota oficial explicando o acontecido e evidentemente se retratará dizendo que tal reparo será feito e tudo terminará numa enorme pizza como acontece sempre aqui no pais do "Jeitinho Brasileiro"

Na verdade, o estádio deveria ser interditado e inspecionado pelo CONTRU  que é o órgão fiscalizador de obras assim que estivesse totalmente em condições de receber não só ambulâncias como muitas outras melhorias obrigatórias, como se determina no Estatuto do Torcedor que volta e meia é rasgado e desprezado  pelos senhores de ternos e gravatas que "acham" que entendem de futebol quando na verdade nem conhecem aquela "coisa" esférica mundialmente conhecida e que atende pelo nome de BOLA.





Grande abraço e até a próxima.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia, muito interessante e pertinente esse assunto abordado hoje, o clube soltou ontem mesmo essa nota à imprensa e como sempre o blá,blá,blá de sempre. Como você mesmo falou se ao início de todo ano os estádios são inspecionados será que eles não se atentaram para isso? Estatuto do torcedor o que é isso, é como caviar nunca vi, e só ouço falar disso. Iunes @michel_iunes

Alexandre disse...

Realmente o assunto é pertinente e importante. O Brasil caminha a passos muito lentos em relação a tal situação, se esses fatos ocorreram em estádios de times de Primeira Divisão, imagine os da terceira divisão. Realmente é complicado.

Aproveitando, parabéns pelo novo layout do blog, Marcello! Abraço!!