06/12/2008

Fórmula Justa !

Amigo torcedor,
Independentemente do campeão amanhã no Distrito Federal ou em Porto Alegre, 2009 ficará marcado na história como o campeonato mais empolgante da era dos pontos corridos, desde 2003, quando iniciou-se esse sistema de disputa.

Somente saberemos de fato na última rodada quem será o campeão, quem disputará a Libertdores e quem será rebaixado à série B em 2009, mostrando assim que é possível motivar os clubes enterrando de vez a velha fórmula do mata-mata que fez alguns campeões sem mérito em anos passados.

Ainda encontraremos aqueles que criticam e criticarão tal fórmula de disputa, mas que indubitavelmente ela é justa, disso eu não tenho a menor dúvida.

Quando faltavam quatro rodadas para terminar o campeonato, cinco equipes brigavam palmo a palmo pelo caneco e ninguém, nem os matemáticos experientes sabiam dizer no sobe e desce da tabela o que poderia contecer, deixando dúvidas na cabeça do torcedor que gosta de se apoiar em número percentuais.

Fosse no sistema antigo de disputa teríamos São Paulo enfrentando Coritiba , o Grêmio disputando com o Goiás, Palmeiras e Interncional fariam dois emocionantes, jogos assim como o Cruzeiro e Flamengo brigando para avançar a outra etapa.

Ai eu pergunto:

Seria justo, por exemplo, um Coritiba ou Goiás hoje com 53 pontos ocupando 8º e 7º lugares na tabela, serem campeões "roubando" o título do São Paulo que tem 72 pontos, 20 vitórias, um ataque com 65 gols e saldo de 29 ?

Após abrir uma larga vantagem (19 pontos) ao longo de 37 rodadas valeria a pena correr tal risco e perder um título dado como certo?

Premiar o campeão com pontos corridos elimina qualquer chance ao menos competente, onde cada jogo é uma final e os 6 pontos em turno e returno valem muito para você eliminar seu adversário e concorrente.

Graças à esse novo sistema que veio definitivamente para ficar, o futebol deixou de ter campeões injustos como acontecia no passado, com os cartolas ditando regras e enchendo seus bolsos.

Agora o jogo é jogado de forma limpa e direta.

Nota 1000 para o torcedor que entendeu que vence quem realmente é melhor ao longo da disputa, enterrando de vez o tal mata-mata que "matava" como matou muitas vezes verdadeiros campeões devido a incompetência de dirigentes que nada sabiam ou entendiam de futebol.

Nenhum comentário: