07/09/2009

UM BRASILEIRÃO BEM EQUILIBRADO !!!


Amigo torcedor...


Fim de mais uma rodada do Brasileirão da série A , lá se foram 23 rodadas ( agora todos tem o mesmo número de jogos disputados ) e o equilibrio se faz presente, sem um favorito disparado ao título de campeão.

Algo me diz que tal situação só será definida quando estivermos próximo á trigésima terceira rodada, onde faltando somente cinco para encerrar a competição, posições serão disputadas num perde-ganha sabedores os disputantes, o que tem como objetivo numa arrancada final.

Na parte de cima da tabela, não pensem os senhores que está definido e dali poderá sair o futuro campeão não.... ainda não.
De Palmeiras ( hoje o lider ) com 44 pontos até o Corinthians ( sexto ) com 36, a disputa está em aberto e isso torna interessante a corrida em busca do caneco.

Na rodada que começou no meio de semana com o clássico entre Corinthians x Santos que acabou com a vitória do Timão por 2 x 1 de virada no Pacaembu, exceção ao Goiás que empatou com o Coritiba em 2 x 2 , todos venceram seus compromissos com destaques para Internacional, São Paulo e Atlético MG conquistando 3 pontos jogando fora de casa.
Palmeiras e Corinthians fizeram bem a lição de casa, vencendo seus compromissos contra adversários que concorrem diretamente e isso significa tirar pontos desses concorrentes direto, que é de fundamental importância para as pretensões futuras.

A pequena diferença entre os lideres do campeonato, torna cada rodada seguinte emocionante e á partir de agora, o regulamento será observado em seus mínimos detalhes e quem souber utilizá-lo melhor, seguirá sem problemas.
Não digo na próxima rodada, mas nas demais, a tendência é que tenhamos partidas estilo mata-mata nos chamados jogos de 6 pontos, onde um vacilo será fatal para prosseguir caminhada rumo ao objetivo traçado como meta.

Se a "briga " está boa lá no topo da tabela, o mesmo podemos dizer em relação aos futuros rebaixados que já sentem alguns, a água batendo próximo ao nariz.
Não vou dizer que ainda é cedo para apontarmos alguém, mas já começamos a perceber por exemplo que o Fluminense está á cada rodada, se credenciando como o mais sério candidato á série B em 2010.
Se observarmos os números e futuros compromissos do clube Carioca, notaremos que sua situação não é nenhum pouco confortável e ele ( Fluminense ) tambem não está se ajudando.

Já os demais "postulantes" á candidatos ao rebaixamento ainda não se definiram e a disputa está prá lá de interessante.
Hoje não podemos dizer que Santo André, Botafogo e Sport cairão, simplesmente porque a distância de pontos entre Náutico, Coritiba, Atlético PR e Cruzeiro é de "apenas" 9 pontos entre Cruzeiro décimo terceiro e Sport décimo nono ( 20 a 29 )
Portanto está tudo "embolado" e indefinido também na parte de baixo da tabela.

O que me incomoda e muito é o fato de termos em meio á uma disputa tão acirrada tanto para o título, como para se evitar o rebaixamento, jogos das eliminatórias e a porcaria da Sul Americana para atrapalhar o "bom" andamento da competição nacional mais equilibrada dos últimos anos.

Quem sabe um dia a CBF saiba lidar com essa situação ( acho difícil ) e comece a pensar melhor num calendário decente para os clubes e Seleção Brasileira. Tenho esperança, apesar de não acreditar em ninguém que está na maior entidade do futebol brasileiro.

Força a CBF tem, mas equilíbrio.... acho difícil, porque lá "eles" só pensam em dinheiro como sempre e que se danem todos que não estiverem ao seu lado.

Um grande abraço e até a próxima.

Nenhum comentário: