12/01/2010

AMOR.... AOS PEDAÇOS !!!


Amigo torcedor...


Que seja eterno enquanto dure.... mas que dure pelo menos algum tempo né ???

Primeiro foi o jovem e promissor Oscar, depois veio Diogo e agora o ainda desconhecido Lucas de apenas 15 anos de idade mas também futura promessa do tricolor do Morumbi que resolveram seguir o mesmo caminho e moveram ações trabalhistas contra o São Paulo Futebol Clube.

Oscar inclusive foi utilizado em algumas partidas do último campeonato brasileiro, caiu nas graças do apaixonado torcedor são paulino que o viam como grande revelação e um possível jogador de seleção brasileira.

Ainda durante as férias em dezembro, o jogador resolveu através de seu advogado mover uma ação trabalhista contra o clube, notícia que caiu como uma bomba e pegou de surpresa a diretoria do tricolor que preferiu se calar, jogando o caso para o jurídico do clube que já está se movimentando.

Em meio à esse " fator surpresa " veio outro caso semelhante, agora com mais um jogador da
base que segundo alguns que acompanham de perto as futuras promessas, daria bons frutos e logo chegaria ao profissional, vestindo a camisa titular.
Diogo, segundo a diretoria teve sua liminar cassada pelos advogados do clube que consideram ridícula a argumentação de advogada do atleta e pede que o mesmo volte aos treinamentos normalmente, caso contrário sofrerá punições de ordem interna à cartilha rezada pela entidade.

Como se não bastasse todo esse desconforto judicial com os dois atletas agitando os bastidores logo no início de temporada, eis que surge mais um descontente e resolve mover outro processo semelhante aos de Oscar e Diogo.

Trata-se do menino Lucas de apenas 15 anos de idade que representado por seu pai, resolveu acionar o São Paulo no Tribunal Regional do trabalho ( TRT ) onde a intimação será entregue nos próximos dias, assim que voltar as atividades já que ainda se encontra em recesso.

Nos três casos em questão, os advogados do clube não acreditam em má fé e afirmam que vencerão e provarão na justiça o quanto estão enganados tanto jogadores quanto seus advogados que moveram esses processos, causando danos a imagem de uma entidade ilibada como é o SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE.

Acredito que tudo isso está acontecendo, por interferência de Empresários que viraram um verdadeiro cancer no futebol e pouco se lixam para os clubes, vendo única e exclusivamente seus interesses e de seus pupilos que são considerados os "potinhos de ouro "que rendem milhões de dolares e euros, deixando-os cada dia mais ricos.

Hoje em dia, existem Empresários que ficam nas maternidades aguardando o nascimento do futuro jogador e assim que ele der o primeiro chute na bola, já terá seus pais assinado um compromisso para que eles possam " tomar " conta da carreira dos mesmos.

Enquanto ninguém tomar uma providência séria contra essas pessoas, a tendência é piorar à cada dia uma situação que parece ter fugido o controle dos clubes, que não sabem mais o que fazer.

Observo isso à anos e sei que tem muita coisa por trás de determinados clubes com pessoas levando dinheiro por fora principalmente em peneiras de aprovação de jogadores que são " aprovados " em testes que normalmente não aconteceria se esses mesmos pais ou empresários não " colaborassem " com essas determinadas pessoas.

As peneiras de determinados clubes são invadidas diariamente por empresários e não adianta você levar um craque de bola com o bolso furado porque fatalmente ele será reprovado e isso eu já vi e acompanhei de perto, frustrando o sonho de muitos que acham que poderiam ser jogadores onde acabam perdendo oportunidade para os chamados " filhinhos de papai " ou de tais Empresários.

Esse é um assunto que requer muito tempo para ser analisado não só pela imprensa que deveria fazer uma espécie de investigação, como por pessoas que verdadeiramente tratam o futebol como esporte e não só visam lucros como tem acontecido à muito tempo com a "invasão" desses " profissionais " manipuladores.

Enquanto isso não acontece, os clubes e os pais desses jogadores ficam nas mãos desses que se acham, e o que é pior... acabam se tornado "donos " de uma mercadoria chamada jogador de
futebol, fazendo-os voltar ao tempo da escravidão.


Um grande abraço e até a próxima.

14 comentários:

Eliz@abeth R@inh@ disse...

Futebol arte, esse não existe mais. O q vemos é em alguns momentos jogadores em situações iluminadas q nos fazem sentir orgulho de torcer pelo time.
Mas como são formados esses profissionais é o q nos preocupa! Mal começam a treinar e já detem contratos milionários de exclusividade. Acho q como todo trabalhador, ninguém pode ter carteira assinada antés do 16 anos, pq pro futebol isso é liberado?Isso em qq empresa é trabalho escravo! Qual a diferença entre o campo e um escritório? Não vejo nenhuma!!
Enquanto, neste país, não houver respeito e dignidade vamos conviver com essas situações de " compra " de pessoas e o q é pior com aplausos de muitos, q lucram infinitamente.
Amo futebol, só vejo o futuro desse esporte nos pés desses garotos, q muitas vezes passam fome mas seus " procuradores " qta. diferença.

Tiago Linardi: disse...

Em especial investigativo sobre as categorias de base em todos os clubes com certeza deveria ser realizado pela imprensa, principalmente as especializadas em esporte!
Parabens pela matéria Marcello!

Anônimo disse...

Infelizmente esses empresários cancerosos estão dominando o futebol e preudicando os clubes formadores de atletas.
A Diretoria do SPFC deveria proibir a entrada desse empresário do Oscar e desse outro jogador de 15 anos

Parabéns pela matéria Marcelo

Abraços - Fernando Taccolini - @fertac

Rodrigo Moreira Ramos disse...

Segundo o seu chará, o Marcello Lima da JP São Paulo, Giuliano Bertolucci ligou para um dirigente do SP pedindo 30% dos direitos de Oscar, para retirar a ação contra o clube.

Ou seja, os empresários só querem dinheiro mesmo! Enchem a cabeça do jogador para lucrar ainda mais futuramente!

Parabéns pelo texto.

Cadu Reis disse...

Hj não se preza pela vida da pessoa, mas sim pelo que ela pode render ao bolso de uns poucos que se acham no direito de "cuidar" da carreira de jogadores. Infelizmente essa é a crua e dura realidade. Enquanto não houver uma ação forte por parte da CBF, FIFA e tantos outros orgãos inatingiveis, isso continuará acontecendo sempre. Abração e parabéns pela matéria!!!

Jú (diaba) disse...

Nossa, seu texto está de parabéns, Marcello!
Os empresários estão dominando o futebol. TODO mundo quer ganhar dinheiro os um suposto talento, e esse foi o caso do Oscar.
Vamos ver como essa estória toda se resolverá.

Beijos!

Fatima Tozzi disse...

Marcello,parabéns novamente,brilhante texto e verdadeiro, sem ser tendêncioso!!
Jogar bola nesse país está deixando de ser arte,infelizmente,o que vale agora é quanto vale e quanto irão valer!1triste :(

Leilão Judicial de Jundiaí e Região! disse...

Correções a parte de que o fórum trabalhista está em recesso e de que o pai e tutor do jogador lucas do são paulo irá acionar o TRT (tribunal regional do trabalho) é equivocado, uma vez que primeiro ele terá que postular sua pretensão jurídica na vara do trabalho, ou seja, a 1ª instância trabalhista, localizada na barra funda, aliás, bem próximo ao CT do são paulo e palmeiras, que coisa não? rs
Se isso virar moda entre as revelações da categoria de base, haja pauta para audiências trabalhista rs Aí sim... se suas ações julgarem improcedentes poderão acionar o TRT, que desde quinta feira passada já voltou do recesso.
Bom, correções a parte, os jogadores estão fazendo jus a suas carreiras eis que os clubes, empresários, etc., fazem de suas revelações um mecanismo lucrativo de ganhar din din.
Por bem ou por mal, esta é uma forma de negócio, com isso, quem não estiver contente que tente rescindir seu contrato na esfera judicial.
De certa forma, juridicamente não há qualquer desrespeitos com os jogadores frente a nossa legislação trabalhista.Entretanto, resta apenas de suas partes a obrigação de demonstrar a possível lesão configurada por desrespeitar a nossa lídima CLT.

Natalia disse...

Como muitos já falaram por mim e essa realidade das peneiras e da invasão de empresarios é uma triste e dura realidade, só me resta te parabenizar pelo excelente post. Isso prova que vc não tem rabo preso com ninguém.

Beijos e abraços

Tânia "Clorofila" disse...

Os empresários acabaram com o futebol. Agora nem bem o moleque sai das fraldas, já tem seus direitos na mão desses pilantras (a maioria é!).
E os pais, por inocência, ou ganância, acabam entregando as futuras carreiras de seus filhos para os tais empresários (que passam a ser os seus 'donos') cuidarem.
E, antes de chegarem aos 18 anos, a maioria já está fora do Brasil, o que prejudica muito os clubes brasileiros que não podem mais contar com os craques formados aqui no Brasil.

Mas quanto aos casos citados, como é que acontece essa debandada bambi? Não é o time que tem administração de primeiro mundo?

Pois sim... uhauhauhauhauahuah

ELMO disse...

Marcello, Desde que Lei Pelé entrou em vigou, os empresarios dominaram o futebol, o que mais conheço é Vagner que tirou Robinho do Santos, Sou palmeiras mas acho que os clubes para se proteger dos empresarios, fazer estes contratos com crianças, para nao perder, imagina voce faz um investimento em um profissional, e na hora que ele se forma, vai trabalhar em outra empresa é justo isso? Os clubes tem razao.

Mauro Trevisan disse...

Falou tudo, Marcello! Empresário = câncer! Acho desprezível e ridícula essa atitude da molecada ingrata! Muitos deles poderiam estar no crime se não tivessem essa oportunidade de ouro! Na boa, como disse o Daniel Perrone sobre esse assunto, isso tá mais parecendo rebelião de aluno de colégio contra a diretoria. E eles merecem um belo CASTIGO por tal atitude medíocre, sem fundamento e indisciplinar. Se eu fosse o presidente do clube, todos cumpririam o contrato até o fim, mas não fariam parte do elenco. Treinariam só os 3 no campinho de show-ball até o último dia de contrato. Bando de baderneiros, tsc tsc tsc. O grande problema é que eles não tem personalidade e maturidade, pois são influenciados por pessoas sem caráter! Ridículo! Porém, acredito que o São Paulo vai levar a melhor sobre os três e não vai dar em nada.

paulinho disse...

O São Paulo que tanto 'roubou' jogadores dos pequenos, agora sente o que e ser roubado. Ladrão que rouba, ladrão, tem 100 anos de perdão.

Adorei seu Blog, espero sua visitinha tb ao meu


http://souza.pc.zip.net/

Renan Lopes disse...

Ótimo texto texto Marcello.
Meus amigos nos outros comentários já disseram tudo, infelizmente essa é a realidade e essa situação só tende a piorar a cada dia/ano que passa.