06/01/2010

DÁ PRA JOGAR EM ALGUM TIME AINDA ???

Amigo Torcedor...

Ano novo... Vida nova !!!

Eis um ditado popularmente conhecido, mas que não se aplica muito no futebol, principalmente em 2010 quando teremos uma verdadeira enxurrada de veteranos da bola que teimam em querer continuar a desfilar pelos gramados do Brasil, o que muitos fizeram e bem num passado não muito distante, mas que infelizmente já é passado.

No futebol Paulista, por exemplo, quem não teve a oportunidade de ver jogadores que passaram por grandes clubes e que jogavam o fino da bola, agora terão através do Paulistão, essa grande chance.

Lembram de Juninho Paulista, que despontou no futebol do interior jogando pelo Ituano e com grande passagem pelo São Paulo F.C, jogou na seleção brasileira e no futebol Inglês ???

Pois é... ele está de volta e como se não bastasse, terá como companheiro o zagueirão Roque Jr, aquele mesmo dos bons tempos de Palmeiras Parmalat e que também foi da seleção canarinho.

Já que virou moda o retorno de ex-astros da bola, vamos falar de um jogador com brilhante passagem pelo Santos e que chegou a ser chamado de Messias da Vila pelos torcedores, só não ultrapassando todos os limites dos apaixonados pelo Peixe, que um dia teve com a camisa 10, um cara chamado Pelé, que usava o mesmo manto sagrado, e que não pode ser comparado a nada e a ninguém.

Giovani, hoje com 37 anos assinou com o Peixe até 2012 e muitos esperam que ele vá jogar o mesmo futebol que jogou em 95 e tenho certeza absoluta que não atuará igual ao que apresentou em 2005, ou seja : Pouco irá poder produzir em relação ao mesmo jogador que foi vice campeão brasileiro em 95 graças a um erro grotesco de Marcio Resende de Freitas que prejudicou o Santos, dando o título ao Botafogo do Rio de Túlio Maravilha que ainda bate sua bolinha pelos lados de Goiás e hoje é além de jogador, político por opção.

Sávio, aquele mesmo que passou pelo Flamengo no ano do centenário do clube e que foi um verdadeiro fiasco ao lado de Edmundo e Romário, vai jogar essa temporada no Avaí de Santa Catarina ... é mole ???

Se pensam que o festival de veteranos para por aqui, estão redondamente enganados, já que Viola, isso mesmo... Viola mostrará todo seu potencial no futebol carioca e está quase acertada sua participação por um clube do interior do Rio de Janeiro que prometo revelar dentro em breve.

No São Paulo F.C. vem aí ... Marcelinho Paraíba, aquele mesmo Marcelinho Paraíba que já atuou pelo clube, foi para a Alemanha, passou pelo Grêmio, estava no Coritiba e agora será uma das atrações do tricolor do Morumbi como se fosse resolver todos os problemas do time dirigido por Ricardo Gomes em 2010.

Falando de veteramos, não poderíamos esquecer do Corinthians, que a exemplo do clube que completará 100 anos em setembro, trouxe jogadores"maduros" que independente de conquistas, encerrarão carreiras ao término dessa temporada.

Willian, capitão do Alvi-Negro já anunciou que irá pendurar as chuteiras em dezembro e o mesmo deverá acontecer com outros atletas que passam da casa dos 30 anos.

Não acredito, por exemplo, que Ronaldo suporte mais a maratona imposta pelo calendário brasileiro e anuncie também sua aposentadoria já que não terá mais entusiasmo, principalmente porque seu objetivo que é seleção brasileira já terá sido enterrado após a copa da África na metade desse ano.

Em coletiva quando da sua apresentação no início dessa semana, Roberto Carlos afirmou categoricamente que fica 4 temporadas no Timão e eu tenho cá minhas dúvidas.

Fico pensando aqui porque determinados jogadores não conseguem visualizar o tempo certo em encerrar suas atividades no futebol, principalmente quando ouço que Edilson Capetinha que estava afastado dos gramados havia 2 anos, anuncia sua volta ao futebol Baiano, agora atuando pelo Bahia o maior rival do Vitória por quem se diz apaixonado.

Mistérios do mundo do futebol, que só bolsos e cofres vazios podem responder, porque amor pela profissão é como amor de um casal ou seja : Continua, mas vai esfriando com o passar dos anos e ambos acabam se "acostumando "um com o outro.

Assim é como a profissão de jogador que está bem até ser depositado o último grande salário que ele pode extrair de um clube, porque depois....

Um grande abraço e até a próxima.

Um comentário:

Tânia "Clorofila" disse...

Oi Marcello,

Como diria aquele preconceituoso jornalista: Isto é uma vergonha!!
A maioria desses aposentados, citados por você, já não quer mais nada com a bola faz tempo. Mas, desde que um abriu o caminho, os outros vêm atrás.

Se o Ronaldo pode voltar a ser ídolo, com muitos quilos acima do peso, bebendo, treinando quando quer, jogando onde e quando quer e, ainda assim, ganhar 80% de todo patrocínio que o time dele recebe, os outros também vão querer, você não acha?

Nenhum desses aí, está preocupado com a imagem que construiu ao longo da carreira. Não se importam de acabarem sendo um fiasco, desde que muito bem remunerados.

Na última Copa do Mundo, vimos muito bem como se saíram alguns. Eu não esqueci... Imagina 4 anos depois, como estarão melhores...

Eu tava aqui pensando com meu botões, porque é que o Evair não volta pro Palmeiras... Deve ser porque ele continua sendo inteligente e com o mesmo caráter de sempre, não é mesmo?

Um abraço e FELIZ 2010!!!