02/02/2010

MARKETING ESPORTIVO EVOLUINDO !!!

Amigo torcedor...


O que tem em comum clubes como Corinthians, Flamengo, Santos, Goiás, Internacional e principalmente o São Paulo ???

Claro que muitos dirão que são clubes grandes e cada um puxará a "brasa" para sua sardinha onde o coração do apaixonado torcedor falará muito mais alto e ele dirá que seu clube é mais vencedor, é o maior campeão, que tem mais torcedor que o concorrente e por ai vai...

Nessas questões acima eu jamais me meteria, pois realmente cada um tem seus " atributos " que os levam a ser credenciados como sendo visto aos olhos de seus torcedores, como o melhor time do Brasil, e isso da uma encrenca !!! hahaha.

A verdade é que todos tem um ponto em comum e que ultimamente vem chamando a atenção fora das 4 linhas e que tem sido de fundamental importância para o futuro do esporte mais popular do Brasil, que é o futebol através do MARKETING.

Fernandão, Ronaldo Fenômeno, Roberto Carlos, Adriano e ontem Robinho pedalada foram apresentados como verdadeiros " astros " de cinema com direito à luzes, e tudo o que tem direito para serem apresentados à mídia esportiva e consequentemente ao seu torcedor que é realmente o alvo principal de fonte de renda, ou seja : O consumidor final !!!

De uns tempos para cá, os clubes resolveram investir pesado no Marketing porque sabem que é garantia de retorno financeiro e a exposição é muito grande tanto nacional, como internacionalmente.

Sendo assim, o São Paulo F.C que à muito tempo vem trabalhando nessa área, puxou a fila após revolucionar o futebol Paulista, onde os concorrentes Corinthians, Palmeiras, Santos e Portuguesa " acordaram " para essa realidade e começaram a buscar formulas para atuarem semelhante ao tricolor do Morumbi que passou a ser uma espécie de " espelho " e bom exemplo.

Até bem pouco tempo atrás, as arrecadações eram tidas como a salvação da lavoura para os clubes de futebol, mas com a introdução do MARKETING isso passou a ser secundário e se hoje o clube depender do dinheiro vindo apenas das bilheterias, estará praticamente falido e acabado para o futebol.

Diversas são as formulas utilizadas para alavancar as finanças de um clube de futebol, mas nada supera a campeã de vendas que é a camisa do time. Essa é imbativel e se vier com a numeração do astro então... aí sim que a coisa fica melhor para o apaixonado torcedor que vai às raias da loucura pagando preços absurdos que só ele torcedor seria capaz de explicar.

Sabedores disso, os profissionais do Marketing trataram logo de fazer com que o torcedor se utilizasse de outros " beneficios " que tem direito e vieram muitas outras coisas, mas a camisa oficial ainda é a " menina dos olhos " e ela sem duvida é o carro chefe que propulsiona e alavanca o abastecimento dos cofres dos clubes.

Para se ter uma idéia, as camisas 9 do Corinthians, 10 do Flamengo, 7 do Santos, 1 do São Paulo, 6 do Corinthians, 9 do Goiás... são as mais procuradas e disputadas no mercado e isso tudo é fruto de um trabalho vindo diretamente do Marketing que veio numa boa hora, atender as necessidades dos quase falidos clubes que estavam e ainda muitos se encontram com cordas no pescoço.

Ainda bem que muitos clubes acordaram para essa realidade e começaram a se utilizar desse meio de divulgação, mas muitos ainda estão apenas engatinhando e infelizmente levarão muito tempo para se adequar à realidade, pois são dirigidos de forma amadora e com punhos de ferro por pessoas arcaicas e retrógradas , como se fossem dirigidos pelos antigos coronéis.

Enquanto isso, que deixem quem realmente quer " aparecer " fazer um trabalho que a muitos anos acontece na Europa e que somente agora o pessoal do Brasil resolveu dar a merecida e necessária atenção.

Tomara consigamos atingir os níveis que os clubes tanto precisam, pois só assim que conseguiremos medir forças com o futebol europeu. Caso contrário...




Grande abraço e até a próxima.

7 comentários:

Renan Lopes disse...

Hoje é importantíssimo uma ação de Marketing nos clubes.
Dá visibilidade, aumeta receitas, atrai torcedores.

São paulo pioneiro e o outros times demoraram pra perceber que isso é o que dava certo.

Abrazz

Rodrigo Ramos disse...

O marketing vem crescendo cada vez mais, como se pode observar nos valores de patrocínios atuais, bem maiores do que no passado.

O Corinthians fechou recentemente o maior contrato de patrocínio do Brasil, mas esse valor certamente será superado em pouco tempo.

Com a grande valorização da marca do clube e ações promocionais, o futebol brasileiro vai crescendo e se aproximando do europeu.

Anônimo disse...

Ahhh o "pioneiro"tinha que ser o Maior do Mundo mesmo,acho muito válido esse markenting só faz crescer e se valorizar a marca!"Camisa n. 01,não tem pra ninguém,é RC"

Mário Lauro disse...

O Marketing Esportivo teve uma acentuada melhora no Brasil, mas ainda estamos há anos luz do que é feito na Europa.
A começar com o total desrespeito ao torcedor que frequenta seus estádios, um lixo!
São mal tratados na entrada pela PM, sanitários indecentes..etc..
Abraços

Unknown disse...

Essa grande sacada dos clubes é essencial para o andamento dos clubes. Porém, na minha opinião, seria muito melhor se tivessemos condições de manter clubes apenas com associados, como em grandes clubes europeus e, até mesmo, o Internacional de Porto Alegre. Onde o patrocínio é baixo e o nº de associados ativos é muito grande.

Um abração e parabéns pela matéria!

Luiz Gustavo disse...

O Marketing é essencial em qualquer clube.Essa mentalidade tem de ser transferida também para os chamados pequenos,que tem os seus torcedores consumidores,e assim podem se fortalecer mais e buscar um espaço maior no cenário do futebol.

Natalia disse...

Por mais modesto que possa ser, nenhum time sobrevive sem marketing. Até pra atrair associados, é necessario ter um bom markenting. Não por ser São Paulina, mas sim por analisar friamente, o São Paulo só é o que é em boa parte pelo seu marketing, cabe aos demais valorizarem essa poderosa ferramenta.

Beijos e sucesso pra vc sempre