14/01/2011

ADEUS.... DE CORAÇÃO !!!!


Amigo torcedor...




Fim de papo, fim de conversa e fim de carreira.

O futebol desde ontem ficou um pouco sem graça após um bravo guerreiro anunciar que estava deixando os gramados e se aposentando da bola.

Aos 35 anos e com muitos titulos na bagagem, o Coração Valente aos prantos em entrevista coletiva comunica que a bola não mais terá o prazer de ser empurrada para as redes pelos pés mágicos desse que é sem dúvida um grande caráter e um ser humano dos mais fantásticos que o futebol já conheceu.

Exemplo de vida e perseverante, Washington defendeu com galhardia 11 clubes e em todos foi artilheiro e respeitado nos 21 anos de carreira sempre como artilheiro e temido pelos zagueiros.

Passou a ser conhecido em 2003 como Coração Valente após ser detectado um problema cardíaco quando defendia o Atlético Pr e em 2004 com uma válvula especial no coração, foi artilheiro do brasileirão com 34 gols para surpresa de muitos que não acreditavam no seu potencial.

Além do Brasil, Washington desfilou seu talento na Turquia e no Japão jogando pelo Fenerbahçe e Urawa Reds respectivamente e não decepcionou se mostrando um verdadeiro artilheiro como sempre foi ao longo de sua carreira.

Brasilia (DF), Caxias (RS), Internacional (RS), Ponte Preta(SP), Paraná Clube(PR), Fenerbahçe(Turq), Verdy Tokio(Jap), Atlético Pr, Urawa Reds (Jap), Fluminense e São Paulo tiveram o prazer de vê-lo vestindo suas camisas e ter tido a alegria à cada comemoração de um gol marcado, mas o mais espetacular e mais bonito gol na carreira desse fantástico jogador foi o gol da vida, o gol que ele conseguiu driblar a morte e continuar fazendo o que mais queria que era jogar futebol.

Evidente que não conseguiu agradar à todos e muitos o consideram um "peladeiro"um "caneludo" mas indubitavelmente seu talento será sempre reconhecido como um fazedor de gols tamanha preocupação que causava nas zagas adversárias.

Washington deixará saudades e com sua saída repentina dos gramados, fará muita falta não só ao Fluminense como aos amantes do futebol que admiram a arte de um artilheiro fazedor de gols.

É verdade que ultimamente não vinha atravessando o melhor de sua forma física e técnica, mas qual jogador que não tem seus momentos difíceis na carreira ?
Com ele não haveria de ser diferente , apesar de ser um "diferenciado" a começar por seus constantes dribles no que diz respeito ao problema cardíaco que superou com maestria.

Chitão, W 9, Washingtão ou simplesmente Washington sai de cena pela porta da frente como campeão da última temporada pelo Fluminense e como vencedor que sempre foi ao longo da carreira.

Azar do futebol que fica órfão quando se perde um talento como sempre acontece, onde tudo na vida tem seu começo, meio e fim e o fim de carreia de Washington anunciado por ele ontem "matou"a esperança de vè-lo pelo menos até o fim de 2011 atuando pelos gramados do Brasil e do mundo já que o Fluminense disputará a Libertadores e quem sabe sagrar-se campeão e partir rumo ao mundial de clubes.

Que o W 9 saiba administrar bem sua vida longe dos gramados como soube durante todos esses anos mostrando não só seu bom futebol mas também um exemplo de luta e superação que foi sua marca registrada.

Bom caráter, pai e marido exemplar e um profissional dedicado... esse é o Homem que desfilou seu talento e que hoje sai de cena no mundo da bola para entrar na história como um m verdadeiro vencedor que sempre foi.

Muito obrigado Washington, nós do futebol o reverenciamos e desejamos sorte na vida daqui pra frente já que o fator "sorte" nada mais é que Encontro de capacidade com oportunidade e isso você soube aproveitar muito bem.






Grande abraço e até a próxima.

13 comentários:

Anônimo disse...

Pera ai essa parte eu discordo "a bola não mais terá o prazer de ser empurrada para as redes pelos pés mágicos" kk a bolo nunca gostou dele e muito menos da canela, kkkkkkk.

Michel Iunes
@iunes_633

Anônimo disse...

Muito bonito seu texto Marcello. Poucos reconhecem o talento dele, muitas vezes chamado de "caneludo".
Infelizmente no Brasil as pessoas não valorizam os ídolos. W9 é um ídolo só pelo fato de ter vencido seus problemas de saúde. Um gerreiro. A bola vai sim sentir sua falta. Valeu Washington!

Artur Toledo
@arturbanana

sônia disse...

Marcello concordo com vc, só acho que se está tudo bem com ele por que
não ficar até o fim do ano e talvez ser campeão da liberta com o muricy.
parabéns pela seriedade como vc coduz seu blog. da um beijo no bruno por mim. beijos

Anônimo disse...

Sem dúvida nenhuma o W9 teve seus momentos ruins, mas mesmo assim eu só tenho q agradecer pela sua estadia no Tricolor Paulista e pelos belos gols q ele fez por lá. O futebol perdeu um grande talento... :=( mas em fim, a via continua.

bela matéria, Marcelão!!!!

Abçs,

@ninjasgyoshida

Mary Antoniadis disse...

Bom, discordando do amigo Iunes, acredito sim, que Washington tenha feito história no futebol Brasileiro. Afinal, como vc citou, ele foi capaz de uma admirável superação diante de um grande problema, isso já o faz guerreiro. Mas o que mais me faz ter admiração por ele, era ver em seu semblante a alegria de fazer um gol, lembrava-me uma criança, como se aquilo fosse o presente de natal aguardado o ano todo. Era emocionante. Um homem de índole, caráter,ético, profissional, emotivo e muito agradecido à Deus pelas coisas boas em sua vida. Sinto-me imensamente triste por saber que não veremos mais a bola rolar por entre seus pés e nem aquel sorriso maroto ao final de uma conquista,mas infelizmente era hora, até o mais valente dos gladiadores precisa descansar e se render as adversidades. Parabéns Washington pela bela história, por ter dado muitas alegrias ao jogar no meu clube,mas principalmente,por mostrar ao mundo o poder da Vontade e da Fé em si mesmo !!! =(
Parabéns Ma pelo lindo gesto da homenagem, e pelas excelentes palavras proferidas a alguém que realmente merece !!!
Mil bjokas

JacqueSeccatto disse...

Exelente texto...
Seria simplismente "copiar, colar",
más sem originalidade.
Então parabéns Washington, muito obrigada por seu futebol!!

abraços meu amigo!!!

Rey disse...

Quantas e quantas vezes eu quis MATAR o W9 e o chamava de Caneludo a cada minuto, mas é inegável a importancia dele para o Futebol.
Parabens Pela Hoemnagem Marcello, o W9 merece.
E Sucesso para ele nessa nova fase.
Abraços
Rey

Anônimo disse...

Marcello parabéns pelo texto sensacional!!!

Não tenho muito mais a acrescentar!Sua colocação foi perfeita ao dizer que times como por exemplo meu TRICOLOR tiveram o prazer de vê-lo vestindo suas camisas!Muito orgulho desse cara!O futebol perdeu um pouquinho de seu brilho!Valeu W9 e valeu Ma pelas belas palavras!beijos

@July_oporto

@Tavio_Alves_ disse...

"mas o mais espetacular e mais bonito gol na carreira desse fantástico jogador foi o gol da vida, o gol que ele conseguiu driblar a morte e continuar fazendo o que mais queria que era jogar futebol"

O Futebol sentirá falta do Shitão!

Vlw garoto!

Ivy Praciano disse...

Marcelo, querido,

É tão fácil ver os defeitos das pessoas, não é? É tão simples escolher criticar ao invés de fazer um esforço para ver e reconhecer as qualidades e pontos positivos de alguém, não é mesmo?
Podemos resumir assim a carreira do Washington?
Pois é, o cara é caneludo, perna de pau, ruim de bola, mas os HIPÓCRITAS sempre vibravam com os gols dele pelo SPFC e pelos times por onde ele passou. Bom isso, né?
O cara era caneludo, perna de pau, ruim de bola, mas ainda é o artilheiro do SPFC desde 2008.
Ah, que ironia! Ah, que falta de gratidão.
Não bastasse ao Washington lutar pela vida, ele tinha também que suportar as sandices que uma torcida mimada o dizia. Ele tinha que matar o dobro de leões por dia, pq lutar pra VIVER é muito mais importante do que uma partida de futebol, não é?
Para mim ele é o grande vencedor. Ele é o maior vencedor.
E apesar de ter-me feito sofrer, ao eliminar meu SPFC da Libertadores, de ter vindo jogar no no SPFC e ter sido mal recebido pela torcida desde a primeira vez que pisou no gramado, eu SEMPRE gostei dele. Não tenho vergonha nenhuma de dizer isso. SEMPRE gostei dele.
Acho muito justa a homenagem que se faz a ele durante esses dias, porque, com toda a certeza desse mundo Washington é um VENCEDOR, CAMPEÃO, ele é sinônimo de luta, de garra e de vitória, pq há muito tempo vem travando a maior das batalhas: a batalha pela VIDA!
E hoje, por meio do seu blog, da sua homenagem, é inadmissível que permitamos desrespeito à pessoa desse cara que a torcida só conhece DE OUVIR FALAR.
Oxalá quem critica o Washington nunca se veja nem próximo da situação que ele passou, que é pra não precisar sentir o cuspe cair na própria face.
PARABÉNS pelo texto, Má!!
Linda e merecidíssima homenagem ao CORAÇÃO VALENTE, que será querido e respeitado sempre por tudo o que conquistou durante a linda carreira e durante a preciosa vida dele!!

Beijos,

Ivy
@tricoloira1

Ge Oliveira disse...

Xinguei muito qdo o W9 matava na canela, perdia gols, errava cabeçadas. Mas também vibrei muito todas as vezes que ele balançou as redes pelo meu tricolor. Só faltou pagar aquela dívida daquele bendito gol de cabeça, na Libertadores de 2007, aos 43 do 2º tempo. Porque vc não errou aquela cabeçada?
Mas o W9 é sangue bom, gente boa, coração valente e humilde ao mesmo tempo. Torço para que ele seja feliz mesmo agora longe dos gramados.
E parabéns pelo texto Marcello. Captou e transmitiu muito bem o sentimento de 90% dos torcedores que já vibraram com o Washington.

Mayra Soares disse...

W9 É COM CERTEZA UM EXEMPLO DENTRO E FORA DOS CAMPOS!
LINDA HOMENAGEM, HOMENAGEOU QUEM REALMENTE MERECE!

claudio fulco disse...

sem palavras ! sou fã do seu futebol