16/01/2012

PORQUE NINGUÉM FAZ NADA ???




Amigo torcedor...




Estava acompanhando ontem á noite em minha casa o excelente programa Mesa Redonda Futebol Debate na Rede Gazeta de Televisão comandado pelo grande amigo e parceiro de profissão Flávio Prado e eis que em um dos blocos do programa, um assunto em especial me chamou muito a atenção quando começou a ser abordado.

Com a participação dos ex jogadores Vampeta e Sérgio ( ex goleiro do Palmeiras ) o assunto começou a ganhar "força" já que o ex Corintiano que hoje é treinador do Osasco, está comandando justamente o olho do furacão que é a preocupante categoria de base do clube.

Porque disso isso ? ( preocupante ) categoria de base de um clube ?
Simples e explico até com certa naturalidade.

Quando comecei minha carreira de repórter de rádio, iniciei justamente fazendo cobertura de campeonatos das categorias de base dos grandes de São Paulo e também do Santos e alguns clubes do interior do Estado de São Paulo e dali, pude comprovar que existem coisas que até Deus duvida quando o assunto é justamente Jogador-clube-Empresários e o ingresso de atletas principalmente nos chamados "Grandes" que é a menina dos olhos dos gananciosos da bola.

Vampeta afirmou categoricamente que existem pessoas que por uma simples "peneira" chegam á cobrar de cada jogador até 800,00 reais, sem que haja "garantia" de que ele será ou não "aprovado" no ou nos testes que irá fazer para que possa ser avaliado e quem sabe aproveitado futuramente por tal clube.

O ex jogador está coberto de razão porque eu mesmo já presenciei cenas onde determinados jogadores que mal sabem dar um chute na bola, chegam com carrões e chuteiras de marca e são "atendidos" de forma "especial" pelos responsáveis do futuro do futebol brasileiro.

Já cheguei inclusive a indicar um excelente meia direita amigo do meu filho para um determinado clube daqui do Estado de São Paulo e ele após 4 peneiras deixou de integrar o grupo que seria formado, porque seu pai não tinha condições de bancar a "singela" quantia de 10 mil reais... Isso mesmo... 10 mil reais exigida por um dos responsáveis pela categoria de base desse determinado clube que por questões óbvias não revelarei o nome.

O rapaz e seu pai vieram falar comigo que inclusive acompanhei 3 dos 4 testes o vendo jogar muito bem e claro, decepcionados que ficaram com tal atitude que acontece ás pencas nesse corrupto e imundo mundo do futebol.
Hoje esse rapaz que poderia ser um excelente e promissor jogador sequer assiste ao seu clube do coração, certamente com nojo de tudo que pôde presenciar sem que eu interferisse em nada já que ele foi testemunha viva da podridão que é esse meio, começando lá de baixo.

Dizem que o mal se corta pela raiz, mas especificamente no futebol não é bem assim e a tendência é piorar cada vez mais, já que é o ninho das cobras e o mundo dos Empresários que deitam e rolam sem interferência de ninguém para desespero de quem sonha com a profissão de jogador de futebol.

Me lembro muito bem que meu pai dizia que lá no começo dos anos 50 e até final dos anos 70, a profissão de jogador de futebol não era muito bem vista na sociedade, que discriminava os atletas e muito poucos se destacavam ficando em evidência, havendo necessidade de ser um " Fora de série " na profissão.

Hoje, a coisa mudou radicalmente e qualquer um que tenha um bom ou até médio Empresário que tenha uma certa influência e facilitada sua entrada nos clubes já pode ser "fisgado" principalmente pelas Marias Chuteiras que fazem plantão em Centros de Treinamentos, estádios, e muitas vezes até em hotéis á procura de um pai para seu ou seus filhos e claro de um futuro garantido financeiramente falando e que são "acobertados " pelos empresários ou seus procuradores que visam somente o lucro, pouco se preocupando com a formação pessoal de seu "cliente ".

Para que isso mude, tem que haver interesse dos clubes que precisam "matar" as cobras nos ninhos, afastando essa raça maldita que está acabando com o futebol dia á dia e se beneficiando do nome da entidade, enchendo cada vez mais os bolsos e ficando milionários não repassando um tostão á quem de direito.
E em meio á essas "cobras" os clubes tem que necessariamente excluir os maus funcionários de muitas categorias de base os mandando embora, já que eles são os maiores responsáveis pela entrada dessa pessoas que se beneficiam e poluem desde lá de baixo e vão até o profissionalismo.

Cabeça de jogador é igual á fralda de recém nascido, onde você nunca sabe o que tem dentro quando da troca e claro que há exceções e não vou generalizar, mas que na grande maioria é, disso não resta a menor dúvida.

Logo quando começa á aparecer ou assina seu primeiro compromisso ( não precisa ser como profissional ) o fulano faz o que ? Começa a querer se aparecer através de corte de cabelo, brincos, chuteiras escandalosamente brilhantes, carrões, mulheres, festas e por ai vai.
A "preocupação" dos Empresários ? Nenhuma é claro pois seu interesse é meramente financeiro e que se dane a formação como homem ou pessoa.

Exemplos de péssimas administração de carreiras é o que não faltam no mundo do futebol onde volta e meia vemos que alguns que eram bem sucedidos quando em atividade profissional, hoje estão no fundo do poço e vivendo de favores.
Onde estão os Empresários e Procuradores ? Claro que ao lado de novos clientes os sugando e ficando cada vez mais ricos, desfrutando de coisas boas e que se danem os ex clientes pois é justamente assim que agem.

Gostaria de ver novamente os grandes clubes promovendo peneiras como acompanhei várias vezes e lá tendo jogadores de verdade e não de carpete de sala como existem vários hoje chegando cheio de marra, já sabendo que em questão de meses estarão no topo, mesmo não sabendo dar um pontapé numa bola.

Jogadores vindo dos terrões da várzea e disputando com dificuldades uma partida de fim de semana com gosto como fazem muitos por ai que sequer passam em frente dos clubes porque sabem que lá não terão a mínima chance de serem aproveitado pelos "Aproveitadores " que só pensam no vil metal.

Leandro Damião, Liedson e alguns se desgarraram da várzea e fazem sucesso, mas é muito raro esse tipo de coisa e se livraram dessa coisa ruim chamada Empresários, mas como disse anteriormente isso é muito raro no atual mundo do futebol, onde o 190 é facilmente trocado pelo 171 sob olhares desconfiados mas cheio de medo de quem deveria expulsar essa raça maldita que está matando o nosso futebol faz tempo.







Grande abraço e até a próxima.





5 comentários:

Leandro Cavicchio disse...

MArcelo, acho que o principal problema é a falta de personalidade dos jovens jogadores e da família, que entregam o destino dos jogadores e filhos nas mãos de qualquer. O empresário sempre visa o lucro. O jogador é somente uma mercadoria.
E também têm os clubes, que vendem partes dos direitos dos jogadores em troca de dinheiro com desculpa que existem muitas dívidas. A DIS, por exemplo, quem até 40% de quase todos os jogadores da base do Palmeiras. O Gabriel Silva foi o maior exemplo. 40% da venda foi para os cofres da DIS. Triste...

sônia disse...

Marcello você disse tudo, hoje só se pensa em dinheiro. tinha que colocar pra jogar se tiver talento ai sim se o pai tiver condições cobre algo que seja o razoavél. e que mnão tem condições se for bom coloca pra jogar. mas esse Brasil é fogo!! sucesso Bjss

Alexandre Marques disse...

Clap Clap Clap! Sem comentários, apenas conordarei em gênero, número e grau com o amigo! Parabéns, mais uma vez, Marcello!

Roberto Correa disse...

Um amigo meu chamado Dinho foi com outros garotos aqui de Interlagos fazer teste na categoria de baixo do São Paulo á alguns anos atrás. Fez teste como médio volante. Marcou dois gols, deu passe para dois. Foi elogiado por todo mundo que estava ali. A pessoa do São Paulo que estava comandando esse teste falou para ele que ele jogava muito mas não ia dar para ele ficar porque já tinha a cota dos escolhidos. Como que mandam embora um jogador com um rendimento desse? O menino ficou chateado por ter sido desprezado pelo clube de coração desistiu e nunca mais fez teste em nenhum lugar. E os empresários não tinham dominado o futebol como agora. A coisa deve estar bem feia.

Carlos BARRIL disse...

Marcello,
Sempre isento, tocou numa ferida que todos fingem não existir.Espero que sua matéria venha a acender uma discução para sangrarmos este parasita do futebol, que sabemos, muda de time para time, num é o "empresário", noutro o diretorzinha que comanda as categorias de base, noutros ... e assim vai.Uma coisa é certa, tem que se enfrentar de feente e acabar com este ranço, pelo bem do futebol.
Parabéns,
Carlos Artur BARRIL